Pessoas não fracassam. Elas desistem

por fev 4, 2022

Trabalho com Marketing há 07 anos e iniciei desenvolvendo sites institucionais, avancei para lojas virtuais, depois planejamento de marketing, planejar e postar em redes sociais, automação de processos, estratégia de lançamento e agora como consultor de marketing.

Tudo isso aconteceu naturalmente, porque o mercado que atuo é muito dinâmico e a cada novo projeto, tenho de aprender um conhecimento nosso, uma técnica ou ferramenta, para atender aquele cliente. Isso exige atualização constante de conhecimento, desenvolvimento e evolução, para continuar atualizado e competitivo no mercado. Tive a oportunidade de analisar centenas de projetos nesses anos e, sempre que chega um novo cliente, percebi que as pessoas têm ideias de alto nível, entre Muito boas, Incríveis e Sensacionais!

A maioria das vezes me empolgo, compro e abraço essas ideias como se fossem minhas. Afinal, busco identificar o que há de bom e acredito de fato que pode dar certo. E Isso faz toda a diferença!

 

O que realmente importa numa ideia nova

Em grande parte das vezes, reconheço que não é a “reinvenção da roda”, mas uma ideia que inova, trazendo boas soluções às necessidades da vida cotidiana ou resolvendo problemas pontuais de maneira eficiente.

O que me faz acreditar que a ideia é boa é quando enxergo sangue nos olhos do cliente.

Uma pessoa que realmente tem um propósito e quer fazer dar certo, precisa ter gana, empolgação, vender sua ideia como algo fenomenal e, principalmente, empregar tudo isso com a energia na hora de apresentar seu projeto.

Como planejador e viabilizador de projetos para o digital, busco traçar um plano para que essa ideia de negócio seja o máximo possível viável e, com base na experiência e vivência profissional, tento incorporar conhecimentos e técnicas para explorar e fortalecer a ideia.

 

Como iniciar uma nova ideia no ambiente digital

Após algumas conversas fazendo perguntas, levantamos:

  • Pontos de vistas
  • Prós e contras
  • Faturamento mínimo e máximo
  • Ameaças e oportunidades
  • Identificando objetivos primários
  • Formalizo um plano através de uma apresentação em Power Point e Excel. Sendo que no Power Point, ilustro a ideia e cada uma das fases e pelo Excel coloco-a em etapas de execução.

 

A importância da organização do projeto no digital

Devido a experiência de anos fazendo projetos, transformar em realidade o que está no papel se torna algo prático e rápido. Não porque é fácil, mas porque o exercício de implementar vários projetos nos traz o conhecimento de como fazer da melhor forma, quais técnicas e ferramentas utilizar e, principalmente, como coordenar para que tudo seja muito bem fluido para o sucesso e alcance do objetivo final.

Dentro de poucas semanas tudo está rodando e no ar!

 

A importância da rotina na gestão de desenvolvimento de um projeto

Um projeto é a reunião de várias tarefas até concluir o todo.

Por isso, é necessário dedicação para concluir tarefas essenciais para cada fase, avançar e se aproximar do objetivo final.

Ter uma rotina consciente do que deve ser feito é fundamental para executar as tarefas com maestria.

 As pessoas costumam ver com maus olhos a palavra rotina. Na verdade, ela só é ruim quando se está num processo de deterioração, ou que não acrescenta valor ao seu esforço ou é maçante e desmotivadora.

No entanto, quando temos um ambiente de ascensão, desenvolvimento, elevação e positividade, ela não se torna ruim, porque estamos imersos num ecossistema que dá resultados positivos.

Na época que trabalhava na área estratégica do banco Itaú, as atividades eram processos e cada processo era uma rotina. E meu gerente na época me disse com muita alegria:

– Nossa, tem projetos que eu faço, que às vezes torço para chegar a segunda-feira, para eu poder dar continuidade a ele.

Olha o nível de rotina que ele está envolvido. Não há como dizer que é algo ruim!

A partir daquele momento eu percebi que podemos criar rotinas maravilhosas e a caminhada não precisa ser de amarguras e sofrimento, para justificar o alcance dos seus sonhos.

 

Desistência causa apenas frustração

O sentimento de frustração é uma das maiores dores que podemos ter na vida, porque ela dói incessantemente em nossa consciência e fica ecoando o grito de fracasso.

Desistir te trará mais perdas do que ganhos! Pois, não te fará desenvolver o conhecimento e forças necessárias para seguir adiante nos desafios que precisa enfrentar para alcançar seus objetivos.
A desistência é algo que vai te doer mais que continuar. Porque, ao continuar, você terá muito mais ganhos do que perdas, pois te obrigará a ser uma pessoa melhor, mais resiliente, a aprender novos conhecimentos e habilidades. Enquanto desistir, apenas perdas e frustração e arrependimento.

 

Como não desistir dos projetos de vida

A ansiedade é um dos maiores vilões na vida das pessoas. O Brasil foi tem o título de país mais ansioso do mundo.

As pessoas veem os resultados de influencers e gurus digitais, que falam que existe um método mágico e acreditam que deve ser fácil desse jeito e vão mudar da noite para o dia…SÓ QUE NÃO!

Por trás daquele resultado foram anos de resolução de problemas, verba que acaba, abandonos, perseverança, choros, decepções, cansaço, traição, insegurança, dúvidas, quedas e recomeços.

É nesse momento que a maioria das pessoas desistem.

Não existem projetos sem problemas ou dificuldades. Eles apareceram em todos os momentos e isso faz parte do processo.

No entanto, as pessoas que superam tudo isso se tornam imbatíveis! No início a sociedade vai rotular de “teimosa, ambiciosa demais, gananciosa…”. Mas, quando veêm o sucesso e quão chegou, te observam como exemplo de sucesso.

Todos só enxergam apenas a ponta do iceberg. Mas, por trás de uma pessoa imbatível e exemplo de sucesso, há um uma mente de superação contínua!

Nos primeiros sinais de dificuldade, as pessoas se desestimulam, acabam sucumbindo e desistem.

Desistir é a coisa mais fácil que você pode fazer, mas também será a mais dolorosa de todas.

Desistir é perder a oportunidade de adquirir autoconhecimento, superar obstáculos maiores que você e não se permitir ir além do que já conhece e domina. Também perde a oportunidade de se desenvolver habilidades fundamentais para continuar nesse mercado e conquistar seu espaço e fazer seu nome.

 

Como virar o jogo e vencer na vida

A vida é um jogo e podemos fazer uma comparação com vencer um mestre de fase no video game. Você precisará mapear os movimentos do adversário, aprender novos golpes, desenvolver novas habilidades e movimentos, trabalhar com armas diferentes para superar aquele desafio.

O fato é que o esforço que te trouxe até a fase anterior, não é o mesmo que te fará superar a próxima fase.

É necessário fazer algo a mais para continuar e derrotar novos adversários.

Mesmo que haja perdas, o ganho pelo seu esforço em continuar te fará infinitamente maior do que qualquer problema que aparecer à sua frente. Você nunca será a mesma pessoa…

Superar problemas e dificuldades faz parte da vida.

Como escolher hospedagem para site

Como escolher hospedagem para site

Escolher a hospedagem ideal para seu site é umas das maiores dúvidas de quem está começando no mundo online. Por isso, é preciso considerar alguns pontos para escolher o melhor serviço que tenha o custo-benefício para a sua abrigar o seu futuro site. 1 – Identifique...

05 Benefícios do uso de Chatbots nos negócios

05 Benefícios do uso de Chatbots nos negócios

Uma das grandes tendências para 2019 são os Chatbots. Ultimamente, onde mais podemos vê-los com frequência é no Facebook Messenger. Mas, qual seria a razão para esse aumento súbito dos chatbots? E por que vão se popularizar ainda mais? Chatbot é um programa de...

05 Super Ferramentas Gratuitas de Marketing Digital

05 Super Ferramentas Gratuitas de Marketing Digital

Confira as 05 principais ferramentas gratuitas de Marketing Digital para pequenas empresas Embora haja uma infinidade ferramentas para utilizar e praticar o Marketing na internet para pequenas empresas, não é uma tarefa fácil como se imagina. E não importa se sua...

12 motivos que mostram por que sua empresa deve ter um site

12 motivos que mostram por que sua empresa deve ter um site

Umas das sugestões que mais faço aos clientes que me procuram para desenvolvimento de websites  é que se ainda não tem um site, precisão fazê-lo urgentemente! Não há empresa de sucesso sem seu próprio site e isso independe do tamanho de sua empresa, mas se você...

A plataforma Wix vale a pena?

A plataforma Wix vale a pena?

Empreender e não ter um site na internet para poder fazer a divulgação de seu trabalho e produtos, é como se formar em direito e não obter a carteira da OAB para advogar. Mas, assim como tirar essa licença para poder advogar enfrenta algumas dificuldades, o...